Cupins
O exército da destruição.
Os cupins são um caso à parte. A exemplo das formigas, são organizados socialmente e cada integrante possui função específica na colônia. E então não há peça de madeira, celulose ou derivado que escapam. Não poupam nem mesmo a construção civil: vão esburacando e destruindo móveis, rodapés, livros, documentos, molduras, vigamento de telhados e até revestimento termoplástico de cabos elétricos.
Os cupins se instalam em lajes duplas ou caixões perdidos, se translocam através de dilatação, conduítes, rede hidráulica, etc., a fim de atingirem seu alimento, causando grandes prejuízos como desabamentos, incêndios, etc.!


   
Ratos
O pior inimigo do ser humano.

O rato é o pior inimigo do ser humano. Transmite uma enorme série de doenças e algumas delas fatais. As doenças são transmitidas pelas fezes, urina, pulgas e mordedura do rato. Algumas das doenças transmitidas pelos ratos são:Leptospirose, Tifo murino, Peste, Desinteria, Hantavirose. Além das doenças o rato causa um enorme prejuízo roendo e envenenando sacarias, plantações e depósitos de alimentos.
- Se não bastasse, o rato rói a proteção dos fios e cabos elétricos, provocando curto-circuito e incêndio.

   
Baratas
As pragas suas particularidades e seus danos.
Os hábitos alimentares das baratas as colocam em contato direto com alimentos, humanos e utensílios de cozinha, deixando para trás um cheiro repugnante, fezes, além de uma grande variedade de organismos, tais como: bactérias, protozoários e outros, contaminando alimentos, utensílios, equipamentos, etc. E dentre as doenças transmitidas por baratas temos o cólera, difteria, carbúnculo, tétano, tuberculose, diarréias, toxoplasmose, etc.
   
Moscas
Incomodando e transmitindo doenças
As moscas servem como hospedeiro intermediário obrigatório no ciclo evolutivo de certas tênias de galinhas e para as espécies de Habronema, responsáveis pelas "feridas de verão ou esponja" dos eqüinos. Bem como outras doenças infecciosas como a febre tifóide, o paratifo, a disenteria bacilar, o carbúnculo hemático, a mastite bovina, Salmonelas e a conjuntivite.

Nos suínos transmite Paratifo, Erisipela, Diarréias, Encefalomielite, Peste Suína Clássica, e outras, além do incomodo aos animais diminuindo produtividade.

   
Mosquitos
São muitos os tipos de doenças transmitidas por eles.
Os mosquitos são transmissores de doenças como Encefalite, Filariose e outras arboviroses importantes. Assim, seu controle é de extrema importância. Existem muitas espécies de mosquitos, mas o gênero Culex predomina principalmente nas áreas urbanas. Esses mosquitos criam-se em valas de esgotos, águas poluídas de córregos, cemitérios, rios, águas paradas ricas em matéria orgânica em decomposição - locais que se apresentam com muitos detritos e mal cheiro.
Mais conhecidos como pernilongos, muriçocas ou carapanãs, os mosquitos pertencem à Família Culicidae. São hematófagos na sua grande maioria, sendo os adultos alados, com pernas e antenas longas.


   
Escorpiões
Todas as espécies representam riscos a saúde pública
Muitos acidentes por envenenamento são provocados pelos escorpiões, artrópodes pertencentes à classe Arachnida, da ordem Scorpionida. Cerca de 116 gêneros de escorpiões já foram identificados no mundo, os quais subdividem-se em cerca de 1.500 espécies. Embora sejam venenosos e peçonhentos, nem todas as espécies representam riscos a saúde pública. A picada é muito dolorida, realizada através do ferrão que se localiza em sua extremidade final.

   
Pulgas e Formigas
Pequenas e perigosas
PULGAS- São transmissoras de enfermidades, mantendo constante preocupações da Saúde pública. Causam alergias, irritações e doenças contagiosas. Vivem parasitamente em animais domésticos, gatos, roedores e morcegos e se reproduzem entre seus pêlos ou colocando ovos em lugares sujos ou empoeirados das casas.
As pulgas de ratos doentes são muito perigosas ao abandonarem seus primeiros hospedeiros e passarem a picar animais domésticos e os próprios seres humanos, transmitindo-lhes doenças.
FORMIGAS - São os insetos mais numerosos do planeta e podem dar muito trabalho. Transportam vírus, bactérias e fungos